Guia Prático de como pegar emprestado no BTCjam

Note: This blog post is directed to our Brazilian community. But feel free to read our English version if you want 😉


nada de figa pra fazer empréstimo no BTCjam

Chega de torcer pra pegar seu empréstimo – confira nosso Guia abaixo

Olá conterrâneos!

Gostaria de usar esse post para explicar o que fazemos no BTCjam e como podemos ajudar o povo brasileiro nesse momento tão difícil da economia. Nossa missão é oferecer crédito acessível para pessoas ao redor do mundo. Acreditamos que principalmente agora com essa alta de juros (com cheque especial chegando a 300% ao ano) possamos de fato fazer diferença nas finanças pessoais e das famílias brasileiras.

Antes de explicar como funcionamos, acho importante falar um pouco sobre nós. O BTCjam é uma empresa sediada em São Francisco, Califórnia, fundada em 2012 pelo brasileiro Celso Cardoso Pitta (nenhum parentesco com o ex-prefeito de São Paulo!). Recebemos dois aportes de capital de fundos de investimento do Vale do Silício, entre eles fundos que investiram no Uber, Netflix, Dropbox e no Lending Club –  empresa líder de empréstimo online dos EUA – além de empresas de Bitcoin do porte do Coinbase e Xapo.

Temos dois alicerces no nosso sistema atual, são eles Bitcoin e nosso algoritmo de Crédito Positivo.  Bitcoin é importante pois foi a forma que nós encontramos para atuar em centenas de países com menor custo e com rapidez nas transferências. Hoje, já servimos empréstimos em mais de 120 países e somente usando bitcoin é que podemos ter uma estrutura de custos enxuta, o que se traduz em menores juros cobrados de quem faz empréstimo conosco.

Eu preciso saber sobre Bitcoin?

Você pode se perguntar o que é bitcoin e se precisa entender sobre o assunto para pegar um empréstimo pessoal conosco, não é? Pode ficar tranquilo, você não precisa ser nenhum especialista, já que temos parceiros ao redor do mundo que ajudam os tomadores de empréstimo a converter bitcoins em Reais ou sua moeda local de forma simples.

E como são os juros?

Mas voltando aos alicerces do nosso sistema, quero falar sobre  como calculamos quanto de juros cada pessoa terá que pagar. Veja só, nos Estados Unidos, normalmente quem paga as contas em dia paga juros menores. Isto é, se você paga o financiamento do seu carro em dia, por exemplo, quando for pegar emprestado com o banco para outro motivo vai pagar juros menores que seu amigo que vem atrasando seus pagamentos mês atrás de mês. Esse sistema é super justo e beneficia quem paga as contas em dia, diferente de como é no Brasil onde as pessoas cumpridoras das suas obrigações suportam os “caloteiros”, já que todo mundo paga a mesma taxa de juros. Diga-se de passagem, no Brasil temos os maiores juros do mundo – dívida com cartão de crédito chega a 400% ao ano (contra menos de 20% nos EUA, só para título de comparação).

Para calcularmos as taxas de juros, olhamos centenas de fatores como salário e outras fontes tradicionais mas principalmente fontes alternativas tais como dados advindos do Facebook, LinkedIn, Mercado Livre, Gmail, etc. Com base nessa montanha de dados podemos calcular a probabilidade de repagamento de qualquer pessoa no mundo, dar uma Nota de Crédito (que vai de A+ até D-) e, então, com base nessa Nota de Crédito, cobrar juros compatíveis. Nossos juros começam em 2,2% ao mês para tomadores A+ e na média são em torno de 6% ao mês para quem for fazer um empréstimo conosco.

Depois que você recebe sua Nota de Crédito, você está autorizado a solicitar um empréstimo na plataforma. Esse empréstimo é publicado para que investidores do mundo inteiro o analisem e decidam se querem financiá-lo ou não. Talvez você já tenha ouvido falar de alguma plataforma de crowdfunding como a Kickante no Brasil ou o Kickstarter nos EUA. Nosso funcionamento é semelhante: pessoas criam pedidos de empréstimo que são financiados por dezenas de outras pessoas, cada um colocando um pouco até que chegue no total solicitado.

Agora que você já sabe em linhas gerais como funcionamos, acho que vale a pena saber também qual a melhor maneira de usar nosso sistema.

Guia Prático de como solicitar um empréstimo no BTCjam:

1)   Sempre use dados verídicos. Nós usamos avançadas técnicas de confirmação de dados e se você usar informações falsas nós vamos descobrir e você será penalizado na sua Nota de Crédito ou mesmo será banido da plataforma. Isso vale também para quem cria contas em serviços somente para usa-los no cadastro. Portanto, se você nunca usou o LinkedIn por exemplo, não deve criar uma conta só pra nos informar. É melhor simplesmente não informar essa conta.

2)   Conecte o máximo de contas possíveis já que elas tem impacto tangível na taxa que você pagará, ou seja, seu juros.

3)   Peça para seus conhecidos escreverem  referências sobre você no site. Dica: Isso também pode te ajudar diminuir a taxa de juros.

4)   Depois de receber sua nota de crédito, crie seu pedido de empréstimo e descreva-o com detalhes: informando para que precisa de dinheiro (ex: quitar o cheque especial), de que forma terá recursos para pagar o empréstimo de volta e o plano de contingência caso dê tudo errado (tem algum bem que pode vender rapidamente para conseguir dinheiro para pagar quem financiou seu pedido).
DICA: Listas com mais detalhes, normalmente recebem investimento mais rápido

5)   Responda os comentários dos investidores com rapidez para que eles fiquem mais seguros em investir em você.
Dica: Te avisaremos por email sempre que comentarem na sua listagem.

Essas são dicas básicas para que você aumente as chances de conseguir seu empréstimo rapidamente através da nossa plataforma (sem precisar ficar torcendo como nosso amigo lá em cima!).

Ficamos muito felizes de oferecer finalmente no Brasil uma forma mais justa e mais parecida como as pessoas de países desenvolvidos fazem para pegar empréstimos.

Seja bem vindo ao clube! (e se você ainda não é membro, simule um empréstimo conosco)

Saudações!

6 thoughts on “Guia Prático de como pegar emprestado no BTCjam

  1. Pingback: Saiba Sobre Consolidação de Crédito | BTCjam Blog

  2. Pingback: BTCjam Helps You Consolidate Debts | BTCjam Blog

  3. Minha dúvida e em relação a como trocar os BTC por dinheiro (R$). A troca do empréstimo por dinheiro deve ser diretamente pelo mercado de Bitcoins ?

    E para pagar, eu tenho que depositar o dinheiro por algum site para virar bitcoins?

    Like

    • Oi Edi,

      Obrigado pelo comentário.

      Sim, a maneira mais fácil para você trocar bitcoins em Reais e vice-e-versa é numa bolsa de bitcoins. Lá você deposita direto da sua conta bancária e também saca Reais para sua conta. Uma alternativa é o Local Bitcoins, que facilita encontros com outras pessoas que podem comprar ou vender bitcoins. Veja a lista de parceiros indicados aqui: https://btcjam.com/how-to-buy-bitcoins.

      Qaalquer outra dúvida, nos procure.

      Abs,
      – Gustavo

      Like

Comments are closed.