7 Vantagens do Uso de Bitcoins

Antes de adentrar às vantagens dos bitcoins, uma dica: se você chegou até este post sem saber exatamente o que eles são, não deixe de ler nosso ‘Guia Completo do Bitcoin’. Nele, você entenderá como funciona, as maneiras de adquiri-lo de revertê-los em moedas reais e como os seus valores são cotados.

Dito isso, vamos à nossa conversa de hoje. O objetivo deste post é apresentar as principais vantagens dos bitcoins. Explicaremos o que são e como são usados.

Quais as principais vantagens dos bitcoins? Acompanhe!

Bitcoins: os “dólares da internet”

Como qualquer outra, esta moeda digital pode ser comprada e vendida nas bolsas de moeda. Ela fica armazenada em um dispositivo chamado de carteira digital (wallet) — as informações necessárias para a realização das transações, na verdade — e, por isso, são apelidadas de “dólares da internet”.

De acordo com a Blockchain, uma das mais populares carteiras de bitcoins do mundo, em janeiro de 2016, foram registrados mais de 15 milhões de bitcoins em circulação no mundo. Em fevereiro de 2015, a nível de comparação, eram mais de 13 milhões.

À medida que a informação em torno das vantagens dos bitcoins se torna mais ampla, assim como a confiança dos internautas para fazer transações online totalmente em moedas digitais, eles vêm ganhando popularidade. Uma reportagem recente da Folha de S. Paulo mostrou que, em 2016, as transações atingiram R$ 70 milhões. Isso mostra que os ‘dólares da internet” já estão sendo adotados no país.

7 vantangens dos bitcoins que você precisa conhecer

Um dos passos iniciais para a utilização de bitcoins com total confiança e de maneira produtiva é conhecer as vantagens de uso; saber como este modelo de moeda é diferente do convencional e o que pode oferecer de benefícios. É o que veremos a seguir!

1- Tarifas mais baixas que as moedas tradicionais e zero impostos

Ao realizar transações com moedas convencionais, os usuários podem pagar tarifas que variam entre 2 e 9%. Obviamente, as transações são diferentes de pessoa para pessoa.

Já os custos associados com bitcoins são menores. A tarifa média de transação custa, geralmente, menos que 1% da transação.

Portanto, do ponto de vista tarifário, as vantagens dos bitcoins são maiores do que as transações tradicionais. Por outro lado, também não há nenhuma maneira de um terceiro interceptar essas transações. Portanto, não há nenhuma maneira viável para a implementação de um sistema de tributação desta moeda digital.

2- Bitcoin pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo

Bitcoin é uma moeda global. Diferente das moedas convencionais, ele pode ser utilizado amplamente sem bloqueios de fronteira, sem as tradicionais burocracias do mercado internacional. Este é o grande ponto de inflexão da moeda bitcoin: uma revolução econômica que está eliminando as fronteiras comerciais ao redor do mundo.

3- Bitcoin é uma moeda que não pode ser congelada

Por mais que o mundo se diga globalizado, na prática, vemos diversos países praticando o que se chama de “protecionismo”. Há embargos de moeda, sobretaxas e impostos que insidem sobre transações internacionais para desencorajar o livre comércio.

Isso não é possível quando se trata do bitcoin. Trata-se de uma moeda que não pode ser congelada, pois não é controlada por nenhum governo ou empresa.

4- Bitcoin não incorre em riscos com o colapso de um sistema financeiro

Em 1971, os Estados Unidos aboliram o padrão-ouro (o valor da moeda cotado a partir do valor do mineral). Desde então, o Dólar varia conforme a confiança naqueles que o fabricam: o Tesouro e as instituições bancárias.

O Real também é uma moeda fiduciária. O problema é que, quando a economia entra em colapso, por diversas razões (políticas, incidentes ambientais, escândalos de corrupção), as moedas convencionais perdem valor.

Teoricamente, o bitcoin vem para resolver este problema, pois não é regulado por nenhum órgão e não depende da confiança no mercado financeiro tradicional. Só depende de matemática, de um algoritmo gerido por uma rede descentralizada ao redor do mundo.

5- Bitcoin pode ser doado sem a autorização do governo

Todo e qualquer valor de movimentação das moedas tradicionais são controladas pelo Estado. Assim, ao fazer uma doação, um patrocinador precisa explicar à União de onde vem e para quais fins se destinam os valores.

Em 2010, por exemplo, quando os Estados Unidos entraram em guerra contra a organização Wikileaks, proibiram bancos e empresas de fazerem doações para financiarem a iniciativa. Logo, os organizadors do Wikileaks pediram para que os usuários fizessem suas doações utilizando bitcoins, o que não podia ser controlado pelo governo.

Pagamentos em bitcoin podem ser feitos e finalizados sem a necessidade de informações pessoais. Parece pouco, mas esta liberdade está revolucionando a forma com que se faz filantropia ou com que se financia iniciativas que os governos não querem apoiar (obviamente, esta liberdade também pode ser utilizada para o mal, para a compra e venda de drogas).

6- Bitcoin é mais seguro do que as moedas convencionais

Devido ao fato de que a informação pessoal é mantida escondida de olhares indiscretos, Bitcoin também protege contra roubos de identidade. Com ele, é possível fazer backup e criptografar as informações para garantir a segurança do dinheiro.

A menos que um usuário divulgue seu endereço de carteira publicamente, ninguém pode rastrear suas transações. Ninguém, exceto o proprietário da carteira, saberá quantos Bitcoins eles têm.

Mesmo se o endereço da carteira foi divulgado, um novo pode ser facilmente gerado. Isso aumenta a privacidade, quando comparado a sistemas cambiais tradicionais, em que terceiros têm potencial acesso a dados financeiros pessoais.

7- Bitcoins são mais difíceis de serem roubados do que as moedas tradicionais

Toda a estrutura do sistema de bitcoins converge para que o controle da carteira seja totalmente de seu proprietário. Ninguém pode roubá-los, a menos que tenha acesso físico ao computador de um usuário e eles enviem os bitcoins para sua conta. Ao contrário dos sistemas de moeda convencional, em que apenas alguns detalhes de autenticação são necessários para obter acesso às finanças, este sistema requer acesso físico, o que o torna muito mais difícil de roubar.

O que você achou destas vantagens dos bitcoins? Deixe um comentário!